Perder peso ou emagrecer?

Perder peso ou emagrecer?

94 1876

Oi Pessoal,

Hoje quero falar sobre algo que muitas pessoas ainda tem dúvida, eu inclusive tinha…mas agora está tudo claro na minha mente!

O fato de emagrecer ou perder peso, aquela nóia com a balança, entre outras coisas. Recebo muitos emails de pessoas que ficam desesperadas quando a balança não abaixa, quando se sentem “empacadas”, mas o que vale no final do processo não são os números e sim como você se sente e está fisicamente. Segue um artigo que explica muitissimo bem o que quero dizer:

“Existe uma grande confusão nos conceitos perder peso e emagrecer. Eles são muito diferentes, pois perder peso implica “apenas” na perda de quilos na balança. Independe do que foi perdido, se foi água, massa muscular ou gordura as pessoas estão mais preocupadas em perder peso do que emagrecer. Vendo apenas pela balança, não sabemos a qualidade do que foi perdido. Se perdemos mais água será facilmente recuperado se houver uma boa hidratação, agora, se a perda foi mais de massa muscular será prejuízo duplo. 

Demora-se mais tempo para ganhá-lo novamente e o mesmo é que é o responsável pelo nosso maior ou menor gasto calórico, principalmente no repouso. Conclusão: a perda de peso baseada em perda de água e músculo é desfavorável para quem quer emagrecer; já quando perdemos gordura efetivamente, o benefício será enorme. 

Quando o assunto é Corpo Humano é importante entender que ele é composto por inúmeros elementos que são divididos basicamente em massa gorda (composta por gordura essencial e gordura armazenada) e massa magra (livre de gordura: músculos, ossos, órgãos, líquidos e quaisquer outros tecidos).

Quando o peso que foi diminuído for de gordura você vai sentir sensível diferença nas suas roupas e medidas e não tanto em balança. Isto porque a gordura é menos densa (mais leve) e ocupa mais espaço. Já a massa muscular é mais densa (pesa mais) e ocupa menos espaço.  Quando perdemos gordura, vai embora também um pouco de líquidos, pois juntamente com a gordura armazenamos água. Portanto, cuidado para não se iludir com balança. A perda na balança pode ser facilmente recuperada dependendo do que foi perdido”.

Fonte: Sentir Bem

Estamos entendidos? Se você está treinando direitinho, fazendo bastante musculação, mantendo os aeróbicos e com uma alimentação balanceada, se desprenda um pouco da balança, se olhe no espelho e sinta as mudanças. Vale mais a gente se medir com a fita métrica do que ficar todo santo dia se pesando, afinal…massa magra pesa, e é isso que deixa a gente gostosa no final! =P. Sei que já comentei sobre isso várias vezes aqui, mas é bom esclarecer pois muita gente ainda se prende na balança!!!

Hoje não sei mais se quero chegar aos 58kgs, finalmente aprendi sobre como funciona o mundo dos treinos, aeróbicos e tudo mais, agora que tô nessa reta final meu objetivo é ter o minimo de gordura possível no corpo, seja estando com 61kgs, 60….mas feliz e DEFINIDA!  Portanto o foco agora vai ser continuar com a musculação e com a minha corrida linda e viciante de todos os dias! =]

fotinho de hoje pós-treino

Hoje eu me olho no espelho e finalmente me acho bonita, mas confesso que ainda não me gosto por completo quando tô PELADA em frente a ele, desculpem a sinceridade, mas é isso mesmo…só vo ficar satisfeita quando me sentir bem sem roupas, me olhando de todos os ângulos e pensando: “consegui, eu finalmente consegui” (não vou nem começar a falar dos meus seios que DESPENCARAM, estão murchos e de todas as estrias e etc, isso é só detalhe). NÃO ME ACHEM A LOUCA OK? =P, isso é um sentimento muito pessoal mas que eu sei que muitas pessoas compartilham do mesmo pensamento. Podem deixar que quando eu ficar 100% satisfeita com meu corpo, depois de muito trabalho duro e treino, vou fazer um ensaio de fotos (NÃO PELADA, ÓBVIO! kkk) e vocês verão os resultados de toda a definição!

O pior já foi, daqui para a frente é definição e barriga tanquinho!  

Daqui a 1 mês e meio minha parceria com a Ecofit acaba, e pelo menos por enquanto, não to com $$$ para bancar uma academia devido ao novo apê e as contas, vou ter que me virar nos 30 mas deixar de me exercitar não é uma opção! FOCO FOCO FOCO.

 mesma camiseta/corpo diferente

Um beijo! ♥

ARTIGOS RELACIONADOS

94 COMENTÁRIOS

  1. Nossa Camys, você esta certíssima, eu estou variando 70 kilos e nos 71 kilos a uns 2 meses porém muitas roupas que não entravam em mim a 1 mês entram agora, ou seja, não é o peso na balança que vale e sim as medidas que você perde! Depois que eu percebi isso deixei de pensar na balança como um indicador de emagrecimento e passei a utilizar as medidas!
    Parabéns por suas conquistas!

    • Concordo com vc e obrigada por esta explicação pq eu estou emagrecendo em medidas e não no peso da balança, antes de ler este blog eu estava profundamente decepcionada e resolver parar com que estou fazendo, mas agora que já entendo esta diferença creio que tenho que seguir em frente mesmo e não parar jamais, é foco mesmo! Obrigada e vc está linda!!!

  2. Sei bem o que é isso, tanto é q hj não me prendo a balança!!! Estou muito satisfeita com o meu EU hj e isso me fortifica a manter focada a cada dia! Bjs, Camys! Vc foi e é minha maior inspiração! Está belíssima , magérrima e feliz! Sucesso e muita luz em seu caminho!Bjs!!!

  3. Eu também estou passando por isso por mais que tenha perdido somente 8 kg. Ainda tenho uns 20 pra perder mas, já estou vendi alguns efeitos como os seios caindo. E a barriga por conta das cezarianas caíram e a cada quilo perdido pioram. Mas é um assunto que vou resolver lá na frente quando eu chegar na meta.
    Bjos

  4. Ai Camys…eu ia dormir quando vi sua atualização…e amei…Simplesmente foi pra mim…estou be mdesde janeiro quando comecei com a RA e a dança… porém meu corpo já acostumou com esse ritmo, a balança continua estacionada, mas não quero desanimar, pq sinto muito diferença nas minhas roupas, humor e auto estima. FOCO FOCO FOCO!!!! Não quero perder de jeito nenhum…Estou bem e pronto! Nada vai me abalar…nem eu mesma…minha pior inimiga!!! Obrigada por essas palavras que me deixam sempre em muito bom humor!!! Ah…quando decidir fazer as fotos me avise…fotografia é minha paixão em primeiro lugar, depois vem a profissão. Te dou um ensaio (presente ok!!!) Bjos e uma ótima semana!!!

      • Poxa Camys que bacana, é tão bom saber que ainda existem pessoas de bom coração. Você é merecedora disso e muito mais, que Deus abra mais e mais portas pra você. Na boa se eu fosse dona de academia te patrocinaria pela sua garra e determinação, vc é exemplo…
        Bjk, que mais bençãos do Senhor sejam derramadas sobre sua casa e sua vida!

  5. Camys acho que você tá certíssima… eu estipulei um peso e um percentual de gordura corporal nos quais eu quero chegar, mas vou focar no percentual de gordura!
    Você já está magra, e linda, agora é só definir mesmo!
    Não canso de ler seu blog, é uma das minhas fontes de inspiração diária!
    PARABÉNS, e continue sempre na luta que sua motivação vai te levar onde você quiser. ;)
    Beijos!

  6. Concordo plenamente com este post. Também estou passando pela mesma experiência. Estou com 56kg, mas minha meta é 55kg (que foi estipulado pela minha educadora física e a nutricionista). Essa semana estou avaliando se compensa chegar aos 55, mesmo pq, estou extremamente satisfeita com meu corpo (não tão satisfeita pq ainda quero a barriga tanquinho) e minha auto-estima está na estratosfera. :P Tem muita gente que conheço que se preocupa somente com a balança e esquece de todo o resto. Não é isso que quero pra mim. Quero estar definida e me sentindo bem com meu corpo.

  7. olá, você é realmente adimirável pela força de vontade!!! Não sei se já escreveu aqui no blog sobre isso, mas gostaria de saber como começou a correr, desculpe se vc já postou, mas gostaria de começar tbm, acho um esporte incrível!!!! Amei o post sobre intercâmbio gastronômico!!! bjão e boa noite!!!

  8. Oi Camys!
    Adorei o post… Realmente tem essa confusão sobre perder peso e emagrecer… Eu mesma achava que era a mesma coisa!
    Mas depois do post aprendi a diferença 8)

    Camys, uma coisa que eu admiro muito em você é a sinceridade e abertura que você tem pra falar… Eu já pensei em criar um blog pra me ajudar a emagrecer, mas sempre fico pensando: “Vou ter que falar meu peso, vou ter que contar das estrias, etc, etc”… E você trata isso de forma tao natural… É bom saber que nao sou a única que sofre com isso. Acho que tem muito a ver com a percepção que eu tenho de mim. Se eu sei, realmente, que estou gorda e preciso perder peso, falar das outras coisas se torna apenas consequência! (Eu percebi isso depois de ler o livro… Vi que eu estava me auto-enganando!)
    Eu tomei a decisão de emagrecer e ficar magra pra sempre! Comprei o livro “Pense Magro” e estou lendo… Estou amando e já consegui mudar algumas várias coisas na minha vida e rotina alimentar.
    Com certeza irei criar um blog pra registrar isso… Mas por enquanto, vou acompanhando o seu! =D

    Obrigada por tudo, Parabéns pela sua conquista e vamo que vamo! o//

  9. TUDO QUE EU PRECISAVA LER HOJE!

    Camys, acho que já contei que desde que comecei a ler o blog, tomei uma atitude e perdi uns 12 kg, 11.. por aí, só que comecei a ficar neurótica depois que comprei a minha própria balança..

    Estava triste e tudo mais, mas tenho que lembrar que a mudança na fita vale mais, e que as roupas estão caindo, que hoje consigo me achar mais bonita e feliz. Quero ser saudável, e vamos que vamos!

  10. Sabe Camilla, esse sempre foi o meu problema e por isso que eu tinha um certo preconceito de academia. Desde a primeira vez que fiz minha reeducação alimentar, eu fiquei meio paranoica sabe? Passei a apenas confiar na balança e ela era a verdade unica, depois de perde 10 kg eu entrei na academia ai comecei a ganhar massa magra e isso começou a pesar consequentemente eu pensei que ia começar a engordar tudo de novo e sai na segunda semana :/ Depois disso tiveram varias idas e vindas com minhas reeducações, vou te dizer que é difícil pq eu sou a primeira que me desmotivo pq eu sempre quero ver resultados rápidos e eu sei que isso é impossível né? Eu acho que tenho sérios problemas psicológicos kkk serio, Eu nunca consigo nota diferença e todo mundo fala mas eu nunca noto e isso é um dos motivos da minha desanimação :/ #desabafei

    • Nossa Cecília me identifiquei com vc, sofro dos mesmo problemas sempre quero resultados em uma semana me peso e tenho a balança como uma verdade única…cada vez que me peso e nao vejo resultados eu desanimo e a dieta vai por agua baixo :/

      • É difícil né? Eu to na minha reeducação de novo e na academia tb e olhe que isso é meio que “novo” pra mim kkk resolvi não me pesar durante um tempo e apenas tentar notar as diferenças mas eu ainda não consegui ver muita. Eu acho que antes tudo a gente tinha que preparar a cabeça pra isso e ser paciente kk

  11. Muuuuito boom seu blog-diário, se me permite chama-lo assim..kkkkkk..ta me ajudando na nova fase que entrei agora do meu tratamento. Digo tratamento, por que levo o processo de emagrecimento como um tratamento, até pq a obesidade é sim uma doença, ao contrario do que muitos que não passam por isso acham.
    Comecei com 88kg e em 7 meses havia perdido 20kg..hoje com 68kg estou na fase que acho mais complicada, já que os resultados são pequenos e é exatamente essa fase do “não perco peso..mas perco medida”, ainda ando tropeçando na dieta apesar de dedicada nos exercicios. E é aonde a maioria não consegue ficar feliz, pq não vê a balança colaborando..Mas a musculação, é um ponto importante pra quem quer começar a mudar o corpo e é uma aliada, pois ao olhar no espelho e ver as coisas se definindo..cintura..bumbum..coxas..panturrilha..braços..Vc vai se sentindo mais gostosa, sem sentir vergonha por se sentir assim..kkkkkkkkk..Adoro correr tmb..faz um bem danadoo..e sentir os musculos quentes depois, da a sensação boa de um corpo ficando mais saudavel..
    Força de vontade, dedicação, altos e baixos..foco..foco..foco.. =)

    Um beijao. Gabi.

  12. QUE POST LEGAL! E tem tanta magrela enferrujada por aí por causa da falta de exercício! Magreza não é tudo. A satisfação de subir uma ladeira sem ficar ofegante pode ser bem mais realizador.

    • Concordo contigo!

      O Prazer de conquistar os obstáculos é muito legal.
      Ver que está tendo mais fôlego, mais energia para as atividades do cotidiano e ficar mais relaxada e feliz com os exercícios é uma sensação ótima :)

      Adorei o Post! O importante é não parar, às vezes, o corpo pode ter se acostumando com o treino, então é bom mudar ou treinar mais forte ^^
      O meu emagrecimento é lento, mas sei q estou EMAGRECENDO COM SAÚDE!

      A minha melhor conquista até agora é q comecei a correr na esteira, estou muito feliz comigo =)
      Depois, quero correr na rua o/

    • Nem so’ isso Thais! Ta’ cheeeeio de magrela flacida pensando: sou magra, nao preciso de academia nem de me privar de nada….rsrs

  13. adorei o post Camys
    sou neurotica pela balanca..
    apos ler seu post to comecando a mudar de ideia ..e me preocupar mais com q vejo o espelho :)
    ps> deixa eu fazer uma pergunta..vc nao toma mais nada para perder gordura? termogenico como cha verde,oleo de coco??
    ahh..sobre a granola q vc come com iogurte qto vc coloca de granola? ‘e pq ela ‘e bem calorica e nao sei qto colocar..bjaoo
    VC TA MAIS DO Q LINDA..nao perca mais peso..agora so defina o q vc acha q precisa :)
    bjaoo GATONA

  14. Que bom que vc desencanou dos 58kg, vc tá super bem assim. ;)
    Fico inconformada de ver gente achando que o certo é ter IMC abaixo do normal…

  15. Você está ótima, mantém assim. Eu reparei pelo menos duas fotos suas criança você com alguma guloseima na mão. Os nossos hábitos são feitos desde pequenos mesmo, inclusive alimentar, temos que tomar muito cuidado com a forma com que fazemos as crianças comerem, para não precisar a r.a depois.

  16. É isso mesmo! emagrecer é a questão!
    Sobre as sobras do emagrecimento, tenho uma dúvida… aquela pele extra que sobrará pode ser eliminada apenas com musculação e aeróbicos? Não digo de um pessoa obesa, mas de alguém como eu, que pretende perder, aproximadamente, 20kg.

    PARABÉNS!

  17. Eita, Camys! A sua camisa esticou muito, né?!?!?!

    rs Brincadeirinha!

    Linda demais!
    Esse post é demais!
    Tenho conversado com uma amiga que pesa 58kg (magrinha, só tá com uma gordurinha localizada na barriga) e deve medir 1,62 + ou -, e tá desesperada pq não tá conseguindo baixar o peso, mesmo malhando e fazendo aeróbica! E eu tentei explicar a ela tudo isso que vc contou pra gente nesse post!
    Adorei!

    Bjs, linda.

  18. Oieeee Camyss Super adorei a camisa….

    Adorei este post, e super concordo com você viu!!!
    Emagrecer deve ser um método saudável e não um sacrifício

    Bjus

  19. Oii, Camys, td bem??
    Adorei o post, me esclareceu mtoo, na verdd eu nem sabia dessa diferença e aprendi aqui outra coisa mto legal!
    Já disse, Adoroo seu blog e é uma das coisas que mais me fortalece quando eu penso em deixar a R.A. de lado, rsrs. Mas agora é Focar pra definir né!! Estamos contigo nessa luta e Vamos conseguir!!
    Beeeijos.
    Tenha uma ótima semana!

  20. Nossa, o post de hoje caiu como uma luva pra mim, estou na academia a um mes e perdi apenas 1 quilo. Mas percebo que algumas roupas estão entrando melhor e o meu rosto parece mais fino… Mas ainda tô longe da minha meta. Tenho uma barriga muito grande e quero sumir com ela… o que vc fazia quando a sua era grande?

    http://www.drilight56.blogspot.com.br

  21. Camys, o que eu MAIS gostei deste post foi de ver que você está se sentindo bem com seu peso e não pensa mais em emagrecer, mas sim em manter seu corpicho e ficar durinha. Que tal atualizar o marcador de peso acima e dizer: CONSEGUI! :)

  22. Oi Camys,
    Prazer em conhecê-la, esse é meu primeiro comentário aqui no blog.
    Desde de pequena sou gordinha e vivo no efeito sanfona….já cheguei a pesar 56kg e agora estou com 71kg….deprimente!
    Há um tempo venho procurando um impulso pra enfim manter um foco e emagrecer….mas tudo parece muito difícil….
    Enfim….fazendo pesquisas na internet me deparei com seu blog…que além de ser maravilhoso…me deu uma nova perspectiva e aquele empurrãozinho que faltava pra acreditar que dá sim pra mudar nosso corpo e mente sem sacrifícios eternos….
    Espero daqui a algum tempo poder contar uma histórinha de sucesso e dizer que estou satisfeita comigo…mas até lá…vou estar aqui reunindo forças e coisas positivas para essa nova caminhada….
    Já voltei pra academia….to numa reeducação alimentar com redução de calorias e feliz por saber que existe um espaço como esse onde as pessoas se ajudam a manter a alto estima….
    Parabéns pelo blog…e vc tá linda!
    bjos

  23. é Camys, eu entendo perfeitamente oq vc diz ai, eu comecei a fazer academia, fiquei viciada em spinning, comecei a correr, e ai dps de perder 20 kg e ver as coisas despencarem eu comecei a fazer musculação…
    Há um mês e meio mais ou menos eu perdi só 3 kg mas vejo uma diferença brutal, nas roupas, que não serviam e agora servem, na firmeza dos musculos e tudo mais.
    Não adianta se prender tanto à balança, jamais. Chega uma hr que a gente tem que entender que não adianta só perder, perder e perder… temos que ir ajustando uma coisa aqui, outra ali…

    Beijinhos! =)

  24. Bom dia Camys… se é que posso te chamar assim…
    Mas vamos lá… No dia 19/06 no sábado umas 10:00 ainda estava enrolada nos lençóis como é de costume e na internet, quando abri a globo.com e estava uma história que me chamou a atenção a tua história comecei a ler e fiquei muito espantada como que alguém consegue emagrecer tanto sem remédios, pra mim seria uma coisa impossível, então foi que eu vi o blog “pensando magro” e comecei a ler tudo fiquei muito assustada, assustada mesmo sendo que eu sempre tentei emagrecer a base de remédio e eu sempre voltava mais que meu peso, desde que abandonei o esporte e comecei a trabalhar engordei muito cheguei aos meus 86 kg hoje estou com 78, pois em menos de dois meses engordei 5kg, pois parei com os remédios, e esta semana iria voltar novamente na médica para pegar mais remédios, quando era à tarde no sábado ainda estava deitada no sofá, claro sem deixar de me alimentar e continuei lendo seu blog li ele inteiro no sábado quando foi umas 17:00hrs dei um pulo do sofá e resolvi que iria andar na praia, pois tenho o privilégio de morar a três quadras da praia levantei e fui, dormi muito melhor me senti tão cansada que dormi muito pesado, no domingo fui novamente, e não mudei a alimentação, na segunda-feira mudei minha alimentação tirei os sucos que eu tomava em todas as refeições e os refrigerantes claro e sem falar no serviço que levei barrinha de cereal, e la vem gente com trufa me ligando pra eu ir na sala de alguém que tinha bolo de chocolate, consegui dizer não pra tudo e quando foi à noitinha da segunda fiquei me manipulando, pensando hoje eu não vou caminhar não… amanhã eu vou, ai comecei a ler seu blog novamente e dei um pulo do sofá e la fui eu, quer dizer eu e meu noivo,pois ele sempre ia sozinho.
    E até ontem estava pensando então eu vou na médica novamente pego os remédios ai meu emagrecimento é mais rápido, mas ontem enquanto estava caminhando tomei uma decisão não vou mais na médica, vou tentar emagrecer e ficar bem comigo mesmo.
    Seu blog é bom, pois ajuda muita gente como eu, mas a tua história a tua força é muito melhor, pois você ainda teve forças para compartilhar tudo isto com outras pessoas para que conseguíssemos também.
    Abraços e parabéns.

    • Gyselle, continue assim, não caia na tentação do remédio, você mesma já tem a experiência de que os resultados não são bons, além de você estar prejudicando a sua saúde! Tenha paciência e vá mudando sua rotina, você irá conseguir, tudo de bom pra você e seu noivo! Que bom contar com a companhia dele para as caminhadas, isso com certeza será um ânimo a mais!!!

  25. você ta muito bem cara, o tanto de peso que você perdeu … enfim eles caem mesmo, o meu também ta triste tenho ate vergonha do marido(dei mamar pro filhote quase três anos) , falta $$$ e coragem senão faria uma mamoplastia, mais olhando o antes e o seu depois VOCÊ REALMENTE É UMA VENCEDORA PARABÉNS !!! e já add seu blog por que não quero perder essas fotos por nada bjs

    • VAMOS APROVEITAR A DEIXA .. QUE TAL UM POST PRA EXERCÍCIO PEITORAL, ATE TAVA PROCURANDO UM NA NET ALGUM TEMPO; MAS NAO CONSEGUI FAZER AQUELAS FLEXOES DIREITO;
      TBM TENHO VERGONHA:( PASSO O DIA DE SUTIA, AS VEZES ATE DURMO COM ELE, MAS ISSO E APENAS DETALHE ; MUITO MELHOR DO Q PANÇA NE?! E BENDITA BARRIGA “AINDA” TA AQUI POR ENQUANTO;)

      • exercício bom pra peito é enfatizar a parte de baixo do peitoral. fortalecer a parte de cima do peito pode dar até impressão de mamas caídas. isso rola muito com bodybuilders mulheres que colocam silicone. prancha inclinada (cabeça pra baixo) é mais indicada… mas não faz milagres. pode melhorar tudo, mas milagre não há.

  26. Olá Camys tudo bem?
    Resolvi escrever aqui, pois te conheço há muito tempo, dá época da Anhembi Morumbi, e sempre achei você era muito gata, tendo o peso que fosse, aparência ou ideais.
    Admiro a sua força de vontade, que gerou uma grande visibilidade nas mídias, porém, fico incomodo em expressar o que imagino sobre tudo isso. Você está imersa num estereótipo padronizado de beleza, isso é mais que evidente, que forçam as mulheres a serem um ideal de que nunca foram, empurrando, gritando, apertando e manipulando a mente de tod@s, de forma sutíl e alegre/bem estarista. Seja pelas mídias e por meio de pessoas com os mesmas ideologias, acabamos por aceitar isso como “o mais correto a ser feito, vou emagrecer, vou por silicone, vou….” e acabamos por não pensar em nós mesmos, digo, sem as amarras ideológicas do status quo que somos forçados a viver – seja magra, peituda, gostosa, bem vestida, depilada, rica, hype, branca, hetero, comportada..etc – .
    Concordo quando dizem que “muitas mulheres se sentem mal com o próprio corpo”, pois as que fazem pensar assim, é a própria sociedade, as idéias que implementam no meio que as tornam cada vez mais deprimidas e depreciadas. Não digo isso da boca pra fora, basta verificar a situação das mulheres em todos os séculos passados, onde a objetificação do corpo feminino passou do desprezível ao lucro desejável. E concordo que é muito fácil falar disso tudo, e tentar lutar contra é quase impossível, mas não totalmente.
    Enfim, não vou me estender mais e também não julgo suas atitudes, pois não estou em posição de julgar ninguém, e creio que ninguém esteja, apenas você. Mas, deixo aqui minhas palavras e um post interessante para leitura.
    Bjos. <3

    "Beleza não é "um por todos, todos por um" ".
    http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2008/06/beleza-no-um-por-todos-todos-por-um.html

    • Não acho que seja escravidão. O meu peso, por exemplo, me prejudica pois sinto dores no joelho, não tenho tanto fôlego para acompanhar um passeio ou nadar como gostaria, afeta meu fígado e muitas outras questões que englobam SAÚDE. Eu quero viver muito, quero ter filhos (e o peso pode dificultar e muito essa parte), ter muito pique para viajar e fazer mil coisas. E você pode dizer que eu, como a Camys e tantas leitoras desse blog, quero me encaixar num padrão pré-estabelecido pela mídia, mas a saúde vem em primeiro lugar. Depois, a autoestima. E não há nada de errado em querer melhorar sua autoestima. Ela faz parte da “saúde”, pois quando nos sentimos bem, estamos felizes, estamos mais dispostas para sair, trabalhar, praticar atividades, estudar etc. Ninguém aqui está dizendo “eu quero ser a Jennifer Aniston, só assim serei feliz”. Bom, pode até ser que alguma menina mais doida queira, sim, ser ela, sem se preocupar com sua própria estrutura, estatura e beleza, mas penso que, pelo menos das meninas que seguem e lêem os conselhos da Camys, são minoria. Bem, é só minha opinião. Beijos a todas.

    • Rodeou, rodeou e não disse nada com nada.
      Caracteristica de quem quer falar bonito.

      Se conhece a Camys devia ter se identificado então.

    • Acho que no mundo onde vivemos hoje temos o conhecido LIVRE ARBÍTRIO, que é o juízo livre, a capacidade de escolha, vontade livre, ou seja, sendo mais clara, temos o poder de escolha! O blog é ótimo, muito motivador e tenho certeza que preza muito a saúde! isso pra quem tem o conhecimento da tamanha importancia de levarmos uma vida saudável, para assim poder viver melhor. Com certeza a Camys não obriga ninguém a fazer o que ela faz, a dieta que ela faz, os exercicios que ela faz, é escolha nossa, faz quem quer! pode seguir o exemplo dela ou não, pois como aconteceu com ela, pode ter certeza que ela quer que aconteça com todas nós, pois tudo que ela diz nada mais é do que uma ajuda e uma BOA E ÓTIMA ajuda. ps.: não fico um dia sem olhar seu blog, ele é o meu motivador dessa batalha que é emagrecer! Obrigada, Camys.

    • a musculação salva minha vida praticamente todos os dias. é um dos remédios essenciais pra que a depressão não me consuma mais. me ajudou ao longo da doença e da morte da minha mãe. quem nunca sentiu os efeitos de endorfinas e da serotonina depois de um treino pode achar que é tudo futilidade. se sou magra e forte? sou. mas tudo consequência de um esporte que eu pratico. se a dona do blog fosse uma encostada, preguiçosa, vagabunda, eu tbem criticaria. mas ela passou por coisas que passei (morte de pai/mãe) e, em vez de sucumbir, ela resolveu cuidar de si. eu sei que tem gente qeu vive pro corpo. mas nosso corpo tbem é essencial pra que a gente viva. nem tanto prum lado e nem tanto pro outro. a mulher precisa de liberdade pra ser como quer ser. e isso não significa necessariamente sedentária.

    • Acho que no mundo onde vivemos hoje temos o conhecido LIVRE ARBÍTRIO, que é o juízo livre, a capacidade de escolha, vontade livre, ou seja, sendo mais clara, temos o poder de escolha! O blog é ótimo, muito motivador e tenho certeza que preza muito a saúde! Isso pra quem tem o conhecimento da tamanha importância de levarmos uma vida saudável para assim podermos viver melhor. Com certeza a Camys não obriga ninguém a fazer o que ela faz, a dieta que ela faz, os exercícios que ela faz, é escolha nossa, faz quem quer! Pode seguir o exemplo dela ou não, pois como aconteceu com ela, pode ter certeza que a intenção dela é que aconteça com todas nós, pois tudo que ela diz nada mais é do que uma ajuda e uma BOA E ÓTIMA ajuda. Ps.: não fico um dia sem olhar seu blog, ele é o meu motivador dessa batalha que é emagrecer! Obrigada, Camys.

    • Olha,primeira vez q comento neste blog e sinceramente,tive que comentar aqui….MEU QUERIDO,OBESIDADE,É DOENÇA!!!!OBESIDADE,CAUSA MALES….problemas nas pernas,pés e coluna (p aguentar o peso…)….problemas cardíacos…..MUITAS VEZES,problemas de diabetes….sem disposição para exercícios físicos….ETC…..ETC……ETC…..PORTANTO,NÃO TRATE A OBESIDADE COMO PADRÃO DE BELEZA,POIS É DOENÇA,ASSIM COMO HIPERTENSÃO….DIABETES…..ASMA…..BRONQUITE….
      BEM,DEIXEI AQUI O Q PENSO……..PENSE DIREITINHO AÍ FILHO….
      E SOBRE SER PADRÃO DE BELEZA,FOI O QUE A CAMILLA DISSE……VC TEM QUE SE SENTIR BEM….SE VC ESTIVER “GORDINHO”,MAS CONSEGUINDO CAMINHAR NORMALMENTE….SEM DOR NO CORPO…..SEM PROBLEMAS DE SAÚDE….COLESTEROL…PARABÉNS!!!!VC É UM GORDINHO LINDO E SEM PROLEMAS DE SAÚDE!!!!^^

  27. Eu acho que o que vale é a pessoa se sentir bem! Eu sou feliz sendo magra, mas nem por isso fico enchendo a cabeça daquela minha amiga gordinha que é feliz com o seu corpo!
    Também sou contra o exagero, mas pelo o que acompanho aqui no blog, a Camila come muito bem e não vive a base de dietas malucas, e também não impõe nada a ninguém, apenas conta sua experiências.

  28. Entendo o que o anônimo quer dizer, é a sua opinião.
    Pra mim, quem é verdadeiramente feliz sendo gordinha, vai ler esse blog e não vai mudar de opinião. Se ela for infeliz, o blog só vai ajudar. Isso é o que importa.

  29. Olá bom dia!!!…encrontrei seu blog ontem li tudo e amei…me trouxe uma grande motivação…obrigado….
    Tenho 27 anos, sou casada a 6 anos tenho um filho de 3 anos, minha vida…
    mais depois que tive meu filho nunca mais consegui controlar meu peso, no em abril deste ano 2012 cheguei a pesar 73 kg, o peso que nem na minha gravidez havia chegado, me senti no fundo do posso, nada fica bem, auto estima baixa perdi todas as minhas roupas…enfim…decidi mudar nunca na minha vida havia ficado assim, também pensei muito no meu marido e no meu filho…hoje após 1 mês e meio estou muito muito feliz…pesando 64 kg, minhas roupas todas largas, mais não vou comprar novas agora, pois quero voltar ao meu peso de sempre, 54kg…estou adorando ver seus cardapios pois estou tendo mais ideias do que fazer, valeu…força vamos lá… bjim…

  30. Acho q temos que ser felizes e aceitar a nossa genetica, eu por exemplo nunca serei magrela, e lutar contra isso me deixaria infeliz. Mas se algo me incomoda, tenho q lutar para mudar isso. Vc esta linda! Parabéns! Bjs

  31. Olá, sou Denise Santiago tenho 36 anos moro em Rio Branco no Acre e há 4 meses aconteceu algo que mudou muito meu jeito de me relacionar com meu corpo em todos os sentidos, após um acidente fraturei o úmero e fiquei esse tempo todo com o braço imobilizado tive que recomeçar e reaprender muitas coisas como por exemplo usar a mão esquerda para escrever, comer e nem me vestir conseguia fazer sozinha, mas de tudo isso comecei a olhar pra mim e ver que estava com 86 kg com apenas 1,54 é obsidade puraaaa… Estava como vc citou em seu blog com cara de bolacha trakinas mas no meu caso essa o pacote inteiro…rsrsrs Estava horrivel e com baixa estima mas usei essa fatalidade a meu favor e hj emagreci 11 kg estou com 74kg mas tenho uma longa caminhada pela frente e vc faz parte disso, porque seu blog tem me ajudado muito com dicas, informações e pricipalmente MOTIVAÇÃO. Parabéns!

  32. nossa, pratico musculação há 11 anos e já ouvi muita bobagem sobre peso. eu não me peso há 7 anos e nem meu endócrino me pesa. se os exames de sangue estão mais do que perfeitos, por que pesar? pra pirar minha cabeça? sou bem musculosa. tem uma menina na blogosfera que tem 12% de gordura, 1,73(acho) e 76kg. linda, magra e sarada. eu tenho 1,78 e já pesei 64. sei que tô mais pesada hj, mas tô mais “magra” e mais saudável. li seu blog inteiro noite dessas (insônia) e me vi em várias coisas nele. perdi minha mãe e , mesmo durante toda a fase ruim, não parei com os treinos. tenho depressão diagnosticada e os treinos me ajudam MUITO, os médicos veem.

    quem faz dieta de fome e sem pelo menos um tipo de proteína a cada refeição perde massa magra. qdo volta a comer normalmente, fica com mais gordura ainda, já que o metabolismo vai ficando mais lerdo. e aí a gente ouve:”tentei de tudo pra emagrecer, entrei pra academia, não comia nada e não emagrecia”. no dia que dieta correta e treino correto não adiantarem… enfim, parabéns, me fez muito bem ler seu blog. sucesso, saúde e continue assim.

  33. Sem querer me meter, mas já me metendo.. A humanidade é mesmo muito inconformada! Quando uma pessoa tá gorda o quenão falta é gente para criticá-la, e agora parece que quando esta magra tbm! Eu até entendo o que o Anon quis dizer, só não concordo com ele. Camys, vc esta linda, é um exemplo pra muuitas meninas e meninos! Vc era bonita mesmo com mais de 20 quilos a mais, mas não vamos ser hipócritas, vc está muuuuuuuito mais linda!! Eu acho tbm que você está ótima, mas não acho que esteja excessivamente magra, ou que esteja lutando para atingir um padrão de beleza impossível e imposto pela sociedade. O mais importante é vc sentir-se com vc mesma, poranto, aoesar de achar que vc esta ótima, cabe a vc, e somente vc decidir se já alcançou a sua meta, ou não.
    Beijinhos :**

  34. Verdade!
    Isso é dificil de entrar nas nossas cabeças, n é?

    Eu agora estou ligada apenas no percentual de gordura e meus objectivos são definidos tendo em conta esse valor. E claro que tb o que vejo no espelho me ajuda a avaliar meus progressos!

    Em breve consulta no nutri e espero ter diminuido meu percentual de gordura! =)

    Beijoss=)
    http://www.missaoemforma.blogspot.com

  35. Você tá linda, e me inspirou muito, tenho a mesma altura que você e 4 kg a mais que seu peso inicial, ja marquei minha consulta com endocrinologista! beijos e parabéns pelo que você conseguiu, espero conseguir o mesmo! *-*

  36. E começei a ler o livro,ele eh mtooooo bom,mas so agora cheguei no ‘ Dia 1 ‘ só que ainda ta dificil resistir os alimentos e a compulsao por doce,parece que meu estomago pede doce sabe a tarde…e me da uma vontade tremenda q so me sinto melhor dpois d comer….ai dpois vem a sensaçao de culpa…
    mas todo dia repito o mesmo…tento nao comer..me bate a vontade…como..me arrependendo
    a vontade eh bemm maior..
    como posso me controlar? tem segredo?oq vc fazia?
    me ajudaaaaaaaaaaaa, nao me controlo
    bjx

  37. Ai Camys, que bom! Achava nada a ver você querer perder mais peso. Já tá super linda. Agora, bora definir! Tuas pernas já acho que tão um luxo!

  38. Camys vou chorar de emoção, até que enfim alguém que tem a mesma idéia que eu do “pelada” … Hahahahahahahahahaha!
    Eu não sou gordassa, mas estou insatisfeita. Tenho 1.60m e 57kgs super mal distribuidos, aquele literalmente pneu no lugar de um abdômen lindo, só que isso vestida a gente esconde fácil e SEMPRE tem aquele santo que acha a gente doida quando fala que tá gorda… Nessas horas sempre falo que é porque nunca me viu pelada, que só sem roupa que a gente sabe de verdade como esta o corpo, onde pode por ou tirar… Rs!
    Beijos

    • Ai amiga, super me identifico, tenho 1,59m e variando dos 52 aos 54kg, e absurdamente mal distribuidos tb, tenho cintura de ovo! Não tem cristo que me faça afinar a cintura, parece que todo meu percentual de gordura ta ali! Minhas pernas estão bem definidas já, faço academia há mais de 3 anos, mas por falta de $ vou apenas duas vezes e não consigo fazer tanto aeróbico lá, então tudo se ajeita mas a pança continua ali! Se alguem quiser dar uma dica, acho que vou ter que arrancar umas costelas como a Shakira, mas ai vem aqueles pra tachar de louca…

  39. Oi, será que você pode dar umas dicas de musculação para corrida? Porque também corro e sei que é importante, vc faz a musculação em dias alternados? E tem um trabalho específico pra poder correr melhor ou não?

    beijo!

  40. Camys meu amr..me ajuda,ultimamente estou tão desanimada com a r.a
    estou fazendo os exercicios direitinho mas a alimentação ta meio desiquilibrada sera que é porque eu to de TPM?

  41. Muito bom o post, realmente a balança deixa a gente bitolada e por vezes até desanima. É bom saber que não estamos sozinhas :)
    Quanto ao comentário anônimo, eu acho que as pessoas se incomodam quando vêm outras pessoas fazendo aquilo que elas gostariam de fazer mas não têm coragem. Existe um padrão de beleza sim, que diz que ser bonito é ser saudável, e eu nunca vi uma pessoa acima do peso que não tenha problemas de saúde, por mais leves que sejam. E isso só tende a piorar com o tempo. E vale lembrar que reeducação alimentar e exercício físico é diferente de transtorno alimentar, um é saúde e o outro doença, que deve ser devidamente tratada. Não conheço médico nenhum que incentive a obesidade. E a questão estética, tipo peitos, celulite, estria, toda mulher sabe que é normal e natural, mas toda mulher vai tentar disfarçar isso o máximo possível, sempre foi normal e sempre vai ser. E vaidade é diferente de obsessão. Enquanto essas coisas forem presentes na nossa vida de maneira equilibrada, passa longe de ser exigência da sociedade, é muito mais questão de estar bem consigo mesma. E tenho dito.

  42. Camila vc tá tão linda, que essa questão dos seios é detalhe rsr. Penso que não tem como perder muito peso (acima de 20), sem os seios mudarem, mesmo que esse peso seja perdido lentamente eles irão mudar, eu só emagreci 12 quilos e os meus estão diferentes. Essa questão da massa magra os educadores físicos sempre falam isso, músculo pesa.

  43. Adoro seu blog, conheci através do G1. Um grande estímulo. Adoro quando aparecer a comida do dia. Comecei a malhar e nadar há 10 semanas e consegui perder 7, 5 quilos de 73 quilos. Eu pesava 54 quilos e manequim 38 e em dois anos e meio fui para o 42 e cheguei a 78 quilos! Mas resolvi tomar uma atitude, mas no final de semana costumo exagerar ainda. Quero ver se entro na linha. Parei de perder peso tão rápido, mas as medidas diminuiram e acho até que estou ganhando uns músculos. Mas quero ficar mais magra e os professores da academia disseram que vão atualizar meu treino para que eu fique mais magra, mas que devo cuidar da alimentação! Um beijo e força para todos nós que queremos atingir uma meta. A minha meta é perder mais 5 quilos até o final do ano!

  44. Li o post do anônimo e acho que a gente, às vezes, pode ser muito maniqueísta ao ler certas coisas: ou é tudo uma coisa ou é tudo outra.

    Sabe? Ele trouxe uma questão, que é a dos padrões de beleza, que existem inegavelmente. Acho que tem sim muitas mulheres que se sentem mal pelo peso porque não se sentem bonitas, porque para ser bonita tem que se encaixar naquele padrão.

    A gente pode olhar, achar isso um bode e simplesmente ignorar, dizer que ele não disse nada com nada. E ele pode chegar e olhar as opiniões das outras pessoas e achar um bode, um saco e não ligar.

    Acredito que opiniões não devem ser enfiadas goela abaixo, que comentários são um espaço democrático para que as pessoas possam dizer aquilo que se passa com elas. E um espaço onde pessoas vão dizer as opiniões delas, vai incomodar e isso é meio que inevitável, porque a gente não costuma lidar muito bem com diferenças.

    Sobre o assunto em si que ele abordou: eu acho que para alguns pode ser saudável viver pensando magro e para outras pessoas isso não vai fazer sentido algum e não vai ser saudável para elas. Isso vai de pessoa para pessoa. E não é justamente isso que faz o mundo bonito?

  45. O que o anonimo falou… Nada! Os números (peso) ainda me assustam, mas pelo fato das roupas estarem mais largas, eu ter mais disposição já me faço entender que estou emagrecendo…

    Ótimo post! Parabéns mais um vez!

  46. Sobre o anonimo: Concordo com a Mariana Watanabe sobre a questão de expressão livre, mas acho que ele se equivoca em expor sua opinião aqui o argumento dele seria mais útil em blogs que exaltam a magreza sem discutir a questão saúde, a magreza a qualquer custo.
    Acho que a Camys não tem nem noção do bem que ela está propagando, pois é uma visão jovem sobre o hábito de ser saudável e não mais uma edição do globo reporter. O que eu quero dizer é que o blog é uma ferramenta muito potente ele está mostrando a nós meninas, adolescentes, mulheres, uma forma muito mais correta de se manter bem, se alimentar, se movimentar porque convenhamos que nós que já somos mulheres passamos por diversas dietas medonhas até percebermos que essa visão imediatista de emagreça 5 quilos em dois dias que é vendida nas revistas não está correta, sabemos que é preciso paciência e dedicação. Mas quantas dietas nós precisamos fazer até chegar nessa conclusão não é ? Blogs como este são um sinal de mudança de pensamento e de comportamento e a existência dele faz com que muitas meninas consigam entender que emagrecer não é mágica e que elas não precisam passar fome, ou vomitar. Bom o que eu sei é que o anonimo não está equivocado na questão de que a sociedade é extremamente má e discrimina os obesos e traça um padrão de beleza, mas o local onde ele resolveu expor a opinião dele está errado, pois quem opta pelo caminho correto, longo e mais trabalhoso são pessoas concientes (somos nós) e quem opta pelo caminho mais fácil, rápido e inconsequente são realmente essa pessoas que prezam pela beleza padrão em primeiro lugar.
    Saúde a todas nós pq corpo são é mente sã.

  47. Queria saber o quanto você tem corrido, tempo e KM, to começando a correr mas tenho sido um fisco, canso muito rápido e a respiração não dura muito.

  48. Isso aconteceu comigo. Comecei a pedalar, peguei firme na reeducação alimentar e percebi as calças mais largas, marquei horário com a nutricionista pra pesar e qdo vi, perdi 500gr!!! Ai ela disse que eu emagreci, mas ganhei massa muscular, que tbm pesa.
    Eu percebi isso mesmo, as coxas estão mais finas e começando a ficar mais duras e a panturrilha tbm!

    Ás vezes vc não ve na balança, mas sente nas roupas mais largas e no próprio corpo mudando!

  49. Olá pessoas, fico feliz em ver que o que escrevi gerou opiniões, e isso é importante.
    Mas vou resumir algumas coisas do que levantaram aqui e achei interessante.
    - Padrão de beleza se encaixa sim na questão de peso/massa corpórea, como assim? Simples, pegue qualquer revista de beleza ou de saúde e veram que essa é uma questão bem trabalhada nas questões de que “você não está bem, vc pode ser assim ou assado”, as mesmas que levantei no comentário anterior, ser branca, cabelo liso, hetero e magra. Esse exemplo segue não só em revistas mas em diversos meios, vide novelas e aos padrões exibidos ali, onde uma gorda(o) são retratados sempre como algo desajeitado, deprimido, rebaixado socialmente e etc. Com isso, levo a refletirem dos ‘porques’ disso tudo? Sim, todos podem se sentirem bem gordos ou magros, o problema é como tratamos as nossas relações em meio a isso.
    - Livre arbítrio, desculpe mas para mim isso é um conceito maior difundido nos meios religiosos do que uma proposta filosófica. Temos e não temos o juízo livre para tomar decisões, uma vez que estamos imersos em ‘filtros’ que nos envolve em costumes, tradições, ideologias e etc, estamos livres para tomar decisões dentro dessas teias culturais, o que nos leva a pensar se realmente estamos realmente livres ou não. Veja, estou apenas discutindo essa falsa idéia de liberdade que temos, que envolve quase tudo que fazemos e não apenas questões de beleza e saúde.
    - Obesidade, sim, pode ser considerada “doença”, mas já pararam para pensar o que causa isso? São diversos fatores que a envolvem, desde problemas relacionados a parte fisiológica (hormônios, glandular, cardiovascular, bacteriana, genética e etc) até problemas psicológicos(depressões, traumas, estilo de vida e etc). Não é simples como dizem, é um assunto bem complexo para resumí-lo em poucas palavras. Mas o assunto é tratado como um estigma social, gerando quase que um ódio ou chacota de pessoas em tais condições (muitas mulheres escutam todos os dias que são gordas por serem relaxadas, vagabundas, sedentarias e mal comidas), isso me deixa muito bravo pois o estigma é mais acentuado nas mulheres do que em homens, cobrando a tal da disciplinaridade das mulheres à estarem em “forma”. Forma de que?(em cada século há uma forma)
    Concordo que em relação a saúde, onde geram problemas de fígado, joelhos, intestinos, cardíacos e etc, é uma questão primordial a ser tratada, pois atenta contra a sua vida e isso é indiscutível. Mas quando se trata apenas da estética, isso sim é discutível e questionável de maneira muito ampla.
    Enfim, não me prolongo muito pois parece uma monografia lol! Mas entendam que não venho aqui para pregar o contrário, mas sim de expor algumas questões que discuto há muito tempo e que gostaria de ver uma sociedade livre de preconceitos e estigmas.
    Admiro quem realmente leu e refletiu sobre as questões, ignoro quem apenas apático a situação e cultua a egologia.

    Deixo mais uma dica de leitura : http://aqueladeborah.wordpress.com/2011/05/06/no-diet-day/

  50. Nossa. olha o antes e depois é mais uma inspiração… Parabéns !! Tb estou de volta a luta …é difícil, mas não é impossível… Não podemos é perder o foco. Parabéns e obrigada por dividir suas experiências. Sofro com o efeito sanfona a mais tepo , do que você tem de idade rs… hora de APRENDER de VERDADE a se REEDUCAR né Camys?
    Em 2010 eliminei 12 quilos, cheguei bem feliz aos 70 quilos, com o corpo que tinha quando pesava 64 sem atividade física… claro que músculo pesam mais, e ainda de quebra gastam mais calorias mesmo com o corpo parado, vantagens: corpo mais firme e forte . DAI… dei aquela relaxada e essa semana descobri mais 6 quilos na balança… tristeza e força pra recomeçar e atingir um objetivo maior. Agora rumo aos definitivos 60 e alguma coisa rsrs vamos ver como fico afinal . Adorei o blog, estou seguindo no face … Muitos beijos. E mais uma vez PARABÉNS !!

  51. Caraca, me vi muuuuuito nesse post! seios caidos e tal, ja perdi 8kg e chorei mto quando encontrei facidez em alguns lugares! como faz?

  52. Olá Camys, o seu blog é ótimo, Parabéns!
    Queria tirar uma dúvida com você.
    Eu estou fazendo o P90X, e queria fazer musculação também. Você acha que ficaria muito pesado? Você já terminou o P90X? Faz ou fazia musculação junto?
    Super beijo, vc está linda!

  53. peso 59kg e o meu peso normal e de 55kg
    ganhei nenem faz 9 meses no começo qdo ganhei minha fiha eu estava mtu magra mas agora disparei a engordar estou com medo me de uma resposta tenho apenas 19 anos

  54. Adorei esse esclarecimento, porque realmente estou variando entre 88 e 86 kg, mas sinto minhas medidas diminuindo.. Ai Camila é tão difícil emagrecer, fico feliz com seu exemplo, vou ler mais seu blog e me inspirar em você! Parabéns!! Beijos! :*

  55. perfeito perfeito..amei..eu estava super contente porque as calças voltaram a servir, estava mais fácil comprar shorts, me empolguei e fui me pesar..tristeza tristeza e tristeza, fiquei me perguntando como assim….olha pra minha cintura???..aí achei esse post..bom da-lhe jump no meu dia-a-dia..rsrs…valeeeeu

  56. Nossa Camila Parabéns!!!!e muito obrigado acabei de recarregar minhas forças para seguir em frente lendo essa matéria e obviamente vendo o seu resultado!!!Muito legal mesmo!!!!

  57. oi Camys, muito legal seu blog parabéns! estou na academia já tem uns 3 meses e fiz minha primeira avaliação após iniciar , o meu personal falou que eliminei gordura ,porém eliminei mais massa magra e isso poderia ser trocado……quando iniciei pesava 81,5 Kg agora estou com 79 Kg, ele falou que não perdi quase nada, porém visualmente estou mais magra e antes meu manequim era 46 hoje estou vestindo 42,agora desencanei de balança ,estou me sentindo muito bem , meu objetivo é vestir 40 ,o outro personal falou que agora preciso definir, então fico um pouco perdida, mas levando a sério meus treinos, faço Zumba,Jump,Localizado 2 dias da semana sendo no mesmo dia,lambafunk 2 dias também e 3 dias musculação dividindo com a aula de lambafunk, estou tomando óleo de cártramo e farinha seca barriga tem uns 15 dias e aliado a academia estou vendo um grande resultado…….estou feliz e tem que ser um dia após o outro foco,força e muita determinação…….bjus vou comprar seu livro me disseram que é muito bom.

  58. Li a matéria e ainda não descobri um método mais natural como o que eu fiz. dia 21 de agosto esse ano 2014,meu aniversário pesava 94 kg livre com a barriga vazia.hoje são 24 de outubro, estou pesando 78 kg e ainda falta mais uns 3 pra entrar na média. Só deixei de comer porcarias industriais,tudo agora é natural,que sai da terra que Deus nos deu pra consumir. quem quiser ver a diferença só me add no face que mostro as fotos. alansouzasouzasouza@hotmail.comansouzasouzasouza@hotmail.com

Deixe um comentário